Divisa fiscaliza e apreende medicamentos em distribuidoras

Após o recebimento de denúncia do transporte e depósito irregular de medicamento e produtos para a saúde, as equipes da Vigilância Sanitária do NRS Extremo Sul/BRS Eunápolis e municipal, promoveu ação de fiscalização nas distribuidoras do município, desencadeando em uma das maiores ações de apreensão de medicamentos do Estado da Bahia. Ao todo foram quatro toneladas e meia de medicamentos apreendidos e inutilizados. Alguns medicamentos, estavam sendo transportados e armazenados sem qualquer controle de temperatura em péssimas condições de higiene, comprometendo a qualidade e eficácia dos produtos.

Cabe ressaltar que entre os produtos apreendidos encontravam-se medicamentos sujeitos a controle especial, produtos destinados ao tratamento de hemodiálise, lentes que seriam utilizadas em cirurgias de catarata, dentro outros produtos que colocariam em risco a saúde e até a vida dos pacientes que fizessem uso destas mercadorias.

A equipe visitou os locais após receber uma denúncia sobre o funcionamento irregular das distribuidoras/transportadoras. Nos locais, os fiscais comprovaram que algumas empresas não possuíam autorização de funcionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não estava licenciada pela Vigilância Sanitária Municipal para armazenagem em trânsito ou transporte de medicamentos e produtos para a saúde.

As mercadorias foram inutilizadas e as empresas foram autuadas pelo órgão de fiscalização. O diretor do departamento de vigilância sanitária, Diego Souza Costa, ressaltou o importante apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia (Divisa) e Base Regional Extremo Sul onde as técnicas Marilene Santos e Olívia Silva deram todo suporte para o êxito da ação. (Fonte: Secretaria da Saúde da Bahia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *